Números superlativos confirmam a Liga NESCAU como uma das maiores competições estudantis do Brasil

Evento contou com mais de 8 mil crianças e jovens de 300 instituições de ensino, 15 modalidades entre esporte e paradesporto, e o engajamento de 21 mil torcedores. Sucesso vai impulsionar crescimento do evento para 2019

São Paulo (SP) – Os números são robustos: 8.011 atletas, sendo 200 paratletas; mais de 300 instituições de ensino; 398 equipes; 21.122 torcedores; 520 jogos; mais de 1.500 disputas em provas individuais; 17.754 kits lanches e 35.465 copos d’água distribuídos. As estatísticas da Liga NESCAU Jovem Pan dimensionam a grandiosidade que garante ao evento a classificação como uma das maiores competições estudantis do Brasil. Competição programada para crescer ainda mais a partir de 2019, com possibilidade de expandir as fronteiras além da capital de São Paulo como sede.

A Liga NESCAU Jovem Pan chegou à quarta edição. Começou dia 15 de setembro e terminou no domingo passado (25). Os dados de 2018 ganham ainda mais importância se comparados aos do ano passado. A competição cresceu de cinco para 15 modalidade, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. “Esse crescimento faz com que acreditemos cada vez mais na plataforma a fim de trazer mais crianças e mais famílias para participar. Outro grande avanço neste ano foi trazer mais atividades adaptadas para termos, efetivamente, um evento inclusivo. Com isso, cumprirmos um dos lemas da marca: aqui todo mundo joga”, avalia Fabiana Fairbanks, diretora da Unidade Bebidas da NESTLÉ.

Rodrigo Lopes é gerente de marketing de bebidas da Nestlé e projeta crescimento para a Liga NESCAU. “Promover eventos e ativações que permitem a experiência com a marca por parte das famílias, tanto crianças como os pais, é altamente positivo e repercute muito bem, além de trazer resultados de mídia espontânea. Nesta edição, superamos o patamar de R$ 8 milhões nesse quesito e isso deve incentivar outras marcas a se juntarem a nós no sentido de ampliar esse tipo de ferramenta de marketing”, afirma ele, que completa. “Seguiremos expandindo a Liga NESCAU. Para isso, acredito que os resultados de 2018 trarão novos parceiros da iniciativa privada e mostrarão ao governo como é importante trabalhar o esporte, especialmente para crianças”.

Uma competição estudantil deve ir além das disputas, do ganha e perde. Na Liga NESCAU, os valores do esporte valem mais que os resultados nos placares. Prova disse é a premiação do ‘Capitão sem Braçadeira”. Todo ano, meninos e meninas que se destacam pela atitude positiva, espírito esportivo, coragem, companheirismo e respeito aos colegas e adversários são homenageados. Em 2018, os escolhidos foram Giullia Campos Cataldi (futsal) e Samuel da Silva de Oliveira (natação adaptada). No sábado (24), eles receberam os troféus das mãos da Judoca Mayra Aguiar e do ex-nadador Thiago Pereira, dois dos sete embaixadores do campeonato. Os paratletas Mateus dos Santos Souza, July Gabriela de Souza Batista e Ewerton Gusmão também receberam prêmios como destaques da Liga NESCAU. No domingo (25), quem fez a entrega de medalhas foi o armador da seleção brasileira de basquete Yago Mateus, também embaixador do evento.

A Liga NESCAU promoveu disputas nas modalidades futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô. No paradesporto, foram seis esportes adaptados: atletismo, basquete sobre rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô. Com isso, a competição é reconhecida como a única no Brasil a incluir portadores de deficiência entre as promovidas pela inciativa privada. Outro dado relevante em 2018 foi o fato de, pela primeira vez, o número de meninas ultrapassar o de meninos. Neste ano, foram 51% de participação feminina e 49% masculina, enquanto em 2017, a proporção era de 54% a 46% em favor dos garotos.

Além de Mayra Aguiar e Thiago Pereira, a Liga NESCAU reuniu um time de embaixadores para incentivar ainda mais a garotada na prática de diferentes modalidade e exercitar os valores do esporte. Também fizeram parte dessa equipe a jogadora de vôlei Tandara, o craque Falcão, do futsal, a ginasta Flávia Saraiva, a paratleta Verônica Hipólito e o jogador de basquete Yago Mateus. Para 2019, essa turma de notáveis pode ganhar novos integrantes.

Enquanto os meninos e meninas disputavam as finais no Pacaembu no sábado e domingo, a torcida fazia a festa dentro e fora do ginásio. Em parceria com a NBA, foram montadas ativações e atividades em uma mini quadra, com direito a brindes. As escolas também mobilizaram seus alunos para a “batalha das torcidas”. Com o apoio da Spalding, a competição entre as torcidas agitou as arquibancadas e teve como campeão o Colégio Drummond.

Para promover a LIGA NESCAU, A NESTLÉ conta com a parceria do Grupo Speed, responsável por toda a operação do torneio. A comunicação da marca fica a cargo da Agência Ogilvy e toda a identidade visual é tratada pela FutureBrand. Informações sobre a LIGA NESCAU® Jovem Pan estão disponíveis no link www.nestle.com.br/nescau/liga-nescau, na fanpage de NESCAU® e no site www.nescau.com.br.

Números da Liga NESCAU

Geral
Atletas: 8.011
Times: 398
Jogos: 520

Por modalidade
Basquetebol: 72 times
Futsal: 120 times
Handebol: 96 times
Voleibol: 102 times
Vôlei sentado: 4 times
Basquete em cadeiras de rodas: 4 times
Ginástica Artística: mais de 1.000 provas
Judô: Mais de 300 lutas
Natação: Mais de 50 provas
Tênis de Mesa: Mais de 200 partidas

Público
Abertura: 2.530 pessoas
Rodadas: 13.368 pessoas
Finais: 5.224 pessoas
Total: 21.122 pessoas

Alimentação distribuída às crianças
Kits Lanche: 17.754
Copos de água: 35.465

NESCAU e o esporte
NESCAU possui um longo histórico de apoio à prática de esportes, destacando sua importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU patrocinou a Liga de Basquete 3×3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Desde 2015, NESCAU organiza anualmente sua competição independente poliesportiva, totalmente gratuita, a Copa NESCAU, que reúne milhares de estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP). A marca organiza também, desde 2016, o projeto JOGADEIRA, sempre aos domingos em sete diferentes pontos da capital paulista, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogar + Brincadeira = JOGADEIRA) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão em meio a prática esportiva.

Sobre NESCAU
Criada no Brasil em 1932, a marca trouxe para o consumidor brasileiro o inconfundível sabor de chocolate que faz de NESCAU uma referência no mercado nacional. NESCAU é fortificado com Activ-Go, uma combinação de Vitaminas, Ferro e Cálcio, ideal para começar o dia com nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada. Com um longo histórico de apoio ao esporte, a marca procura estimular o movimento e a prática esportiva, aliados a uma alimentação balanceada, para o desenvolvimento adequado de jovens e crianças. NESCAU é sucesso absoluto desde seu lançamento e atualmente é líder em vendas no segmento de achocolatado em pó, com presença em mais de 65% dos lares brasileiros, além de atuar em diversas categorias de produtos, como cereais matinais, biscoitos e bebidas lácteas.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

por:ZDL